Meus Artigos

Quantidade de comida x prazer


Quantidade de comida x prazer  

O prazer é definido pelo tempo em que a comida é saboreada, colocada em pequenos pedaços na boca,permanecendo em contato com as papilas gustativas. É a qualidade e não a quantidade que define o prazer de comer.

Sugiro que comecem a prestar mais atenção, a sentir os sabores, todos eles, que estão no seu prato. Que comecem ou melhor, recomecem a saborear, a desfrutar e se entregar à experiência de comer o queijinho de minas com pão francês no café da manhã que é o de sempre, mas nem por isso menos gostoso, o suco de maracujá com gengibre tomado com o feijão, arroz e ovo frito no almoço, a sopa quentinha de legumes à noite… enfim, que saboreiem em toda a sua extensão  sem distrações (como TV, computador e Cia ilimitada)  saborear do mesmo jeito que o fariam  numa ceia de Natal na casa da Nona ou diante do seu manjar dos deuses, seja ele o que for.

E uma vez colocando de volta o prazer à mesa, vai ainda notar que a porção vai diminuir e o tamanho da cintura seguirá o mesmo caminho. Quando a gente faz algo com prazer de fato, curtindo a experiência, sentindo os sabores e texturas do que estamos comendo e não por necessidade fisiológica somente, ou pior, por obsessão/compulsão, comemos menos e aproveitamos mais . 

É muito importante utilizar os sentidos para despertar a vontade de comer. De acordo com as características do alimento, são transmitidos sinais ao cérebro pelo sistema nervoso e a pessoa recebe estímulos. Incentivar esta vontade é o segredo. 

Aroma, sabor, aparência, consistência, a forma como se apresentam os alimentos é uma das estratégias. Os alimentos não induzem o homem à vontade de alimentar-se apenas por sua composição química. É necessário torná-los atraentes. As características sensoriais influenciam os sentidos.

 

Alessandra R. André

Psicóloga                                                                         junho 2009


Voltar

 

Dra. Alessandra Rosa Andre
Rua Fernando Falcão, 298 - Mooca - São Paulo - SP
Rua Edmundo Xavier, 264 - Tatuapé - São Paulo - SP


Desenvolvido por SB Studio